Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Tendências de arquitetura em academias de ginástica

Ambiente agradável é uma característica das modernas academias (divulgação)

Ambiente agradável é característica das modernas academias (divulgação)

Uma área de convivência também faz parte das novas tendências (divulgação)

Área de convivência também faz parte das novas tendências (divulgação)

Patricia Totaro é especialista em projetos para academias (divulgação)

Patricia Totaro é especialista em projetos para academias (divulgação)

Com o advento da chamada geração saúde nos anos 1980, influenciada pelo estilo de vida norte-americano, iniciou-se nas grandes cidades brasileiras a onda das academias de ginástica. O culto ao corpo malhado culminou na década seguinte com a popularização das cirurgias plásticas e a busca pelo modelo ideal de beleza.

De pequenas salas com aparelhos de exercícios, os empreendedores deste segmento partiram para a escolha dos melhores pontos-de-rua e shopping centers, nascendo as mega-academias, que, hoje, são responsáveis pela concentração de milhares de frequentadores em todo o Brasil, o terceiro país na América do Sul em número de academias, com um total de 3% da população adepta a estes locais, de acordo com estudo da Fitness Brasil.

Com o passar dos anos, as academias modernizaram ainda mais suas instalações a partir de novos conceitos arquitetônicos, até chegar aos padrões atuais, cuja última tendência é o wellness, ou bem-estar. No wellness, os exercícios são aliados de atividades como o relaxamento em pequenos spas, em grupo com ênfase no relacionamento social, opções específicas para crianças e idosos, mudanças nos hábitos alimentares etc.

A arquiteta Patricia Totaro, diretora do escritório paulistano Patricia Totaro|Arquitetura de Resultados e a única arquiteta brasileira especializada em projetos para academias de ginástica, tem foco na humanização de espaços e preservação ambiental. “Vejo as academias de ginástica como o terceiro espaço das pessoas. O primeiro espaço é onde moram; o segundo onde trabalham ou estudam, e o terceiro, reservado ao lazer. Por isso, a tendência é que as academias antenadas com os dias atuais invistam cada vez mais no conforto e bem-estar dos alunos, não só no momento do exercício físico, mas também no momento de relaxar e conversar com os amigos.”

Seguindo esta tendência do mercado, o personal trainer Giulliano Esperança buscou no talento da arquiteta Patricia Totaro a ambientação ideal para a sua academia. “Quando cheguei pela primeira vez na Academia Giulliano Esperança encontrei um ambiente bem cuidado, mas onde faltava personalidade”, afirma Patricia.

O desafio, portanto, era grande para a arquiteta, que descreve seu trabalho na academia do personal trainer da seguinte forma: “o primeiro passo foi entender ‘quem é’ Giulliano Esperança e qual o seu diferencial. Uma vez conhecida a seriedade de seu trabalho, o seu cliente-alvo e suas crenças profissionais, procurei traduzir tudo isso na nova arquitetura da academia”.

O resultado, segundo Patricia, “tornou o ambiente aconchegante e acolhedor, com cores escolhidas especialmente para incentivar a prática de exercícios físicos sem estimular em excesso os praticantes. O espaço onde acontece a parte principal do treinamento, que é a sala de musculação, foi levado para o último andar, bem ventilado e com uma vista agradável da cidade. No andar intermediário, criamos um amplo espaço de convivência para que os alunos sintam-se realmente em casa. A ideia é que, com o tempo, os próprios alunos apropriem-se do espaço e ele adquira a característica de cada um, e, consequentemente, do grupo de frequentadores”.

A arquiteta destaca, ainda, que algumas academias do interior de São Paulo já perceberam essa tendência e começaram a se adequar ao novo perfil de seus clientes, mais exigentes e antenados com as novidades dos grandes centros. “Estas academias estão lotadas de alunos satisfeitos”, finaliza Patrícia Totaro.

Sobre Patricia Totaro
Patricia Totaro atua há 14 anos no mercado esportivo, desenvolvendo projetos de arquitetura para academias de ginástica, centros esportivos, clubes e spas, com mais de 80 projetos neste segmento em toda a América Latina. É palestrante nos mais importantes eventos esportivos, como IHRSA/Fitness Brasil, Brasília Capital Fintess, Sports Business, dentre outros. É membro da IAKS – International Association for Sports and Leisure Facilities -, do Instituto dos Arquitetos do Brasil e da ASBEA – Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura. É consultora de arquitetura da Associação Brasileira da Indústria do Esporte e redigiu para o Secovi (Sindicato da Habitação) o Manual de Escopo de Contratação de Projetos de Infraestrutura Esportiva.

Dentre seus projetos de academias de ginástica estão as 4 unidades da rede Monday, Eco Fit Club, Runway, Unique Family Club, Escola de Dança Pulsarte, Planet Sports, Carpe Diem, Bio Ritmo, Bourbon Atibaia, Complexo Esportivo Maria Imaculada.

Sobre Giulliano Esperança

Giulliano Esperança é graduado em Educação Física pela UNESP, pós-graduado em Fisiologia do Exercício pela Unifesp e pós-graduado em Obesidade e Emagrecimento pela UGF. Atua no mercado de saúde e qualidade de vida há mais de dez anos e de forma sempre inovadora propõe uma maneira diferenciada e exclusiva de exercícios com foco na saúde e no emagrecimento.

Em sua academia, o personal trainer implantou o sistema Giulliano Esperança Wellness Manager com uma proposta diferenciada: é especializada em pessoas com dificuldade em emagrecer. A partir do gerenciamento total de sua saúde e de seu bem-estar, oferece um sistema de treinamento personalizado, com flexibilidade de horário, educação alimentar, mudança de comportamento, linha exclusiva de orientação on-line e um ambiente perfeito para obter os resultados desejados.

Serviço

Academia Giulliano Esperança

Endereço: Avenida 2, n° 1.348 (esquina com a Rua 14) – Rio Claro (SP)

www.minhameta.com

12 Comentários para Tendências de arquitetura em academias de ginástica

  1. Murilo Coghi

    22/09/2009 em 15:08

    Patrícia, Boa Tarde.

    Resido em Araras/SP interior, pós graduando em Fisiologia do Exercício.
    Estou montando academia e a 15 dias atrás fechei a compra de aparelhos de musculação.
    Totalizando 18 equipamentos + 7 esteiras + 5 Bikes
    O espaço útil é 200 m2, e no local ja esta contruído um barracão, porém temos que adaptar para nossa realidade.

    Gostaria de saber valores para estar contratanto sua empresa para caminharmos juntos nesse desafio.

    Por favor informe os preços e entrarei em contato.
    Muito Obrigado

    Murilo Coghi

  2. Leonel

    25/02/2010 em 17:26

    Prezada Arquiteta.
    Temos dois andares 100 mt cada um , para um projeto de academia
    basico qto gastariamos. Andar de cima vestiarios e pilates etc

  3. Soraya

    26/04/2010 em 10:49

    Bom dia Patricia,

    Estou fazendo um projeto de academia e não sei como fazer um layout de aparelhos de academia. Existe algum programa com esse recurso?

    Obrigada

    Soraya

  4. michelle barros

    29/04/2010 em 11:43

    Olá Patricia! Sou estudante de arquitetura e urbanismo da Unama, um universidade do norte do país, precisamente em Belém do Pará.Estou me preparando para meu T.C.C. , do qual o assunto é um projeto de academia de ginástica com eficiência energetica.Gostaria que me enviasse algum material, ou algum cuidado que devo ter em elaborar este projeto.

  5. Maria José Ladeia Neves

    19/08/2010 em 11:49

    Olá Paticia eu estou fazendo trabalho de tfg cujo tema é uma academia de ginástica como devo dimensionar as salas baseadas em que e quantos alunos devo manter nas salas se tem recomendação pelo cref me esclareça essas dúvidas por favor

  6. cláudia lúcia glicério

    06/09/2010 em 11:57

    boa tarde, Patrícia
    sou estudante de arquitetura e preciso de dados que me orientem de como dimensionar um espaço p/ exercícios individualizados numa clínica de enagrecimento. Agradecida, Cláudia Glicério.

  7. Luciana C Barbosa

    22/10/2010 em 19:34

    Olá Patricia, gostaria de saber a tendência das cores para 2011, tenho dois paredes de 30m2 e um ao fundo com 5m2. grata…

  8. CENIRA FREITAS

    05/01/2011 em 17:45

    OI PATRICIA,
    SOU PROPRIETARIA E TRABALHO COM ACADEMIA HA 25 ANOS, SO AGORA VOU CONSTRUIR UMA SEDE PROPRIA, COMPREI UM EXCELENTE TERRENO DE FRENTE A UMA PRAÇA DE 12M/30M. CONTRATEI UM ARQUITETO MUITO BOM POREM NUNCA CONSTRUIU ACADEMIA, O PROJETO FICOU BACANA, COM AREA DE 460M INCLUINDO OS MESANINOS COM MUITA VENTILAÇÃO E TRANSPARENCIA. O QUE NÃO PODE FALTAR EM HIPOTESE ALGUMA EM PROJETO DE ACADEMIA PARA 250 A 350 ALUNOS? ME DE SUGESTOES DE PISO E CORES E ALGUM DETALHE BACANA

  9. rodrigo

    24/05/2011 em 14:05

    Olá Patricia,
    Sou estudante de Design de Interiores no IFPB – estou fazendo o TCC com o tema: Proposta de Layout para uma academia. Gostaria que você pudesse colaborar com algum material referente ao tema.. dimensionamento.. interrelaçao entre os equipamentos, etc.. O que puder enviar sera de muita utilidade.
    Obrigado.
    Rodrigo

  10. Andresa

    24/05/2011 em 21:35

    Estou fazendo um projeto de academia e não sei como fazer um layout de aparelhos de academia. Existe algum programa com esse recurso?

    Obrigada

  11. Alexandre

    25/07/2011 em 12:03

    Prezada Arquiteta.
    Temos dois andares 100 mt cada um , para um projeto de academia
    basico qto gastariamos? Andar de baixo vestiarios e musculação, andar de cima
    somente lutas.
    Obrigado !!!
    Alexandre

  12. Adriana Scalon

    20/10/2011 em 18:32

    Sou educadora fisica, possuo um pequena academia de bairro(200 alunos)
    Tenho planos de construir uma academia maior…Minha cidade tem em torno de 25 a 30 mil hab., e gostaria de entrar em contato com vc para possivel negociação. Ja contratei um engenheiro e preciso de um arquiteto. Gostaria de ter uma noção de preço. Agradeço sua atenção… Adriana Scalon

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>