Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Aberta exposição com 47 obras de pintores famosos

Governador José Serra admira uma das pinturas (Sérgio Andrade)

Em comemoração aos 456 anos da cidade de São Paulo, o governo do Estado, por meio da Curadoria do Acervo dos Palácios do Governo, abriu nesta segunda-feira, 25, a exposição “Paisagens de São Paulo”, que reúne 47 obras de artistas renomados que retrataram São Paulo como Rebolo, Alfredo Volpi, Benedito Calixto e José Pancetti.

A mostra – que acontece no 1º andar do Palácio dos Bandeirantes e vai até 28 de fevereiro- exibe também fotos de São Paulo nas décadas de 40 a 60, com destaque para as imagens feitas pelo alemão Werner Haberkorn, fotógrafo que divulgou o Brasil às comunidades alemães decididas a deixar o país diante da iminência da Segunda Guerra Mundial. As fotos convenceram muitos alemães a emigrarem para o Brasil, antes da Segunda Guerra.

A curadora do Acervo Artístico Cultural dos Palácios do Governo e da exposição “Paisagens de São Paulo”, Ana Cristina Carvalho, destaca que na mostra “pode-se observar algumas das transformações da paisagem de São Paulo e seus arredores, sob o olhar de artistas que evidenciaram aspectos que hoje já não vemos”.

As paisagens do Morumbi produzidas por Francisco Rebolo é um exemplo disso, assim como “Margens do Rio Tietê” de Campiglia, a “Rua Direita” de Júlio Guerra, as ruelas de Volpi e as casas de Bonadei. A Mostra exibe também algumas obras que retratam lugares do estado de São Paulo que se modificaram ao longo do tempo, como a Ponte Pênsil (em São Vicente) de Benedito Calixto, que tem hoje sua paisagem alterada pela construção de uma nova ponte diferente da retratada pelo artista.

A visitação foi aberta ao público nesta terça-feira, às 10 horas

Serviço

Palácio dos Bandeirantes Avenida Morumbi, 4.500 – Portão 2

Informações: 2193.8282 – monitoria@sp.gov.br

Agendamento Eletrônico: www.acervo.sp.gov.br

Aberto ao público das 10 às 17 horas, de terça a sexta-feira. Sábados, domingos e feriados, das 11h às 16h.

Entrada gratuita

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>