Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Mulher na segurança pública foi tema de palestra

A palestra reuniu policiais militares e guardas municipais femininas

No final do evento a coronel Vitória (direita) recebeu flores da PM Luciana

Com temas sobre a carreira da mulher na Segurança Pública, sua trajetória profissional e a cultura discriminatória em relação à mulher e negros, a Coronel PM da Reserva Vitória Brasília de Souza Lima esteve em Rio Claro aa tarde desta sexta-feira (5).
 
Na Secretaria Municipal de Segurança, ela falou a policiais femininas da PM e integrantes da Guarda Civil Municipal ao ser recepcionada pelo secretário Gustavo Viegas Carneiro e pelas vereadoras Maria do Carmo Guilherme e Raquel Picelli. A visita a Rio Claro integrou a programação da Semana “A Mulher pela Paz”. Ao final, ela foi homenageada com flores pela GCM Nazaré e pela PM Luciana.
 
A presidente da Comissão Organizadora da Semana da Mulher, vereadora Maria do Carmo Guilherme, falou da conhecida expectativa das policiais militares de Rio Claro disporem da oportunidade de acompanhar palestra de Vitória, fato que agora veio a se concretizar.
 
Maria do Carmo delineou os objetivos da programação “A Mulher pela Paz” em curso e desenvolvida em conjunto pela Câmara Municipal e prefeitura. Ela agradeceu pelo apoio dos vereadores, com destaque à bancada feminina, e em especial ao secretário de Segurança Gustavo Viegas Carneiro pela recepção.
 
A vereadora Raquel Picelli historiou a trajetória da presença feminina na política municipal e das comemorações oficiais à Semana da Mulher. Raquel convidou o público presente a participar da plenária “Defesa da Lei Maria da Penha” a ser realizada na quarta-feira (10), às 16 horas,  na sede da OAB, e dos demais eventos comemorativos à data.
 
O secretário municipal de Segurança, Gustavo Viegas Carneiro, fez breve exposição sobre as dificuldades profissionais da policial feminina devido a fatores que ainda contribuem para a discriminação de gênero. Ele destacou que a bem-sucedida carreira da palestrante associa-se diretamente a seu nome por ser uma “Vitória” contra o preconceito cultural que se verifica em relação à mulher negra.
 
A palestra foi acompanha por autoridades da Polícia Militar, Polícia Civil, da Guarda Civil Municipal, integrantes da Administração Municipal e lideranças políticas e sindicais.
 
Biografia – Vitória Brasília de Souza Lima iniciou a carreira na Polícia Feminina (1967) e passou a integrar a Polícia Militar (1970) no posto de primeiro sargento, para cumprir carreira com patentes até coronel (1997).No período, fez cursos de formação e especialização de oficiais e Direito pela USP com pós-graduação em Direito Processual.
 
Vitória coordenou os cursos de Formação de Oficiais da Academia da Polícia Militar de Barro Branco e de Direito Processual Penal para Habilitação ao Quadro de Oficiais da Polícia Feminina; foi diretora do Curso de Formação de Soldado Feminino e Chefe do Estado Maior do Comando de Policiamento Feminino. 
 
Entre as condecorações recebidas, destacam-se: Medalha  Sesquicentenário da PM-SP; Medalha Valor Militar Grau Prata; Láurea de Mérito Pessoal,  Mérito Pedro Álvares Cabral, Mérito do Servidor Público, Medalha Brigadeiro Tobias e Medalha do MMDC.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>