Widgetized Section

Go to Admin » Appearance » Widgets » and move Gabfire Widget: Social into that MastheadOverlay zone

Iogurte faz bem ao organismo e ainda combate colesterol

Na vitamina, no molho, na salada ou na mousse. Que tal combinar iogurte nos pratos doces e salgados sem ter precisar temer a balança? Derivado do leite e rico em cálcio e fibras, o iogurte desnatado não é apenas amigo de quem está de dieta. Leve e saboroso, ele pode ser combinado com inúmeros alimentos e basta um pouquinho de criatividade para fazer daquele prato sem graça um festival de sabor e saúde. Com o objetivo de deixar seu cardápio ainda mais atraente, o Minha Vida convocou a chef Luciana Zaidan e as nutricionistas Amanda Epifânio Pereira e Veridiana del Rosso para preparar uma seleção de combinações inusitadas que vão fazer você colocar a mão na massa e arrasar em qualquer ocasião.

Principais tipos de iogurte usados na culinária

A nutricionista Veridiana Del Rosso explica que o iogurte é bastante versátil, porém, só apresenta essa característica se utilizado nas versões desnatada e natural. “Por serem mais neutros e menos calóricos, são ideais para a culinária em geral, mas existem pequenas diferenças entre eles que devem ser levadas em consideração na hora da elaboração dos pratos e até do consumo”, explica.

 
Iogurtes naturais

Com sabor suave, o produto ganha destaque por conter todos os nutrientes oferecidos pelo leite, como proteínas, carboidratos, vitaminas e sais minerais. Seus micro-organismos vivos exercem influência positiva no organismo, melhorando o funcionamento do intestino.

Iogurtes desnatados

Com os mesmos benefícios oferecidos pela sua versão natural, o iogurte desnatado tem a vantagem de conter menos gordura em sua fórmula, tendo assim, um baixo valor calórico.

Menor quantidade de gordura é recomendada não só para quem quer emagrecer, como também àqueles que estão de olho nos índices de colesterol.

Propriedades do iogurte

O iogurte é um excelente “companheiro” da flora intestinal, o que singnifica que ele regula seu reloginho biológico e ajuda a manter o organismo em equilibrio. O alimento é rico em minerais (cálcio, fósforo, potássio, magnésio e zinco) e vitaminas (A, B1, B2, B6, B12, niacina e ácido fólico). A ingestão de cálcio na infância e na adolescência é extremamente importante, pois previne a osteoporose bem como doenças crônicas, hipertensão arterial e câncer no reto.

Saladas

Utilizar iogurte desnatado substituindo a maionese em saladas é uma forma criativa de diminuir as calorias das preparações. As versões de maionese sem colesterol ou light contribuem para manter o sabor mais próximo à receita original, sem que haja aumento de gorduras e colesterol. “Esse salpicão também não contém nenhum alimento rico em carboidrato, como batata, assim poderá ser servido junto com arroz. Você ainda pode substituir o peito de frango por peito de peru defumado ou presunto magro em tiras”, sugere a nutricionista Amanda Epifânio.

Dica da chef: salpicão de frango com iogurte

Ingredientes
2 peitos de frango temperados com limão e sal, refogados e desfiados
1 maço de salsão picado em tiras finas
2 cenouras grandes cruas raladas grossas
1 pimentão verde e 1 pimentão vermelho em tiras finas
2 cebolas grandes picadas
2 a 3 maçãs picadas e com caldo de um limão (p/ não escurecer)
Passas brancas sem sementes
Salsinha picada a gosto
Azeite a gosto
Sal a gosto
½ copo de iogurte natural desnatado
1 colher de sopa de maionese sem colesterol

Modo de Preparo
Desfie o frango cozido e resfriado e misture com os demais ingredientes crus. Adicione o iogurte desnatado e a maionese sem colesterol, misture bem e leve para a geladeira. Retire somente na hora de servir. Decore com o pimentão.

Conte as calorias
Com iogurte
Porção: 60g
Valor calórico: 65 calorias

Com maionese:
Porção: 60 g
Valor calórico: 230 calorias

Carnes

Leve e azedinho, o iogurte natural é uma excelente opção para compor molhos aromatizados com ervas e condimentos. Pratos como carnes assadas ao molho branco e o strogonoff ficam bem mais atraentes para quem não quer ganhar uns quilinhos.

Dica da chef: Lagarto com batatas e molho de iogurte

Ingredientes
1,5 kg de lagarto
2 dentes de alho picados
¼ de xícara de vinagre balsâmico
Sal e pimenta do reino a gosto
3 colheres de sopa de azeite
2 cebolas fatiadas
6 batatas sem casca, cortadas em cubos
Suco de ½ limão
4 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de mostarda em grãos
½ pode de iogurte natural desnatado
4 xícaras de água

Modo de Preparo
Tempere a carne com o alho, o sal e a pimenta. Adicione o azeite em uma panela de pressão e doure a carne por todos os lados. Junte 4 xícaras de água, tampe e cozinhe por 40 minutos, contando a partir do momento do início da pressão. Desligue o fogo, deixe sair o vapor e abra a panela. Espete a carne e se ainda estiver um pouco firme, cozinhe com a panela tampada (sem pressão) por mais 15 minutos. Acrescente a cebola, o tomilho e cozinhe até a cebola murchar. Retire do fogo e da panela e deixe esfriar. Cozinhe a batata em água fervente até ficar macia, mas firme. Escorra e tempere ainda quente com sal e limão, mostarda e azeite. Deixe esfriar e adicione o iogurte. Misture e leve para gelar. Fatie a carne, regue com azeite e sirva acompanhado com a salada de batatas. Decore com folhas de tomilho. “O lagarto é um corte de carne bovina muito magro e pode ser um grande auxiliar nas dietas de quem precisa controlar o colesterol ou até mesmo emagrecer”, diz a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias

Lagarto com iogurte
Porção: 100g
Valor Calórico: 150 calorias

Com creme de leite
Porção: 100g
Valor Calórico: 342 calorias 

 
Sobremesas

Que tal dar aquela incrementada na sobremesa sem aumentar o ponteiro da balança? Substituir o creme de leite fresco por iogurte é uma ótima saída para incluir sobremesas deliciosas ao seu cardápio sem sair da dieta. “Bolos, mousses e sorvetes são as melhores opções”, explica a chef.

Dica da chef: gelado de limão

Ingredientes
4 colheres de sopa de suco de limão
1 envelope de gelatina em pó sem sabor
3 colheres de sopa de adoçante culinário
1 pote de 200g de iogurte desnatado

Modo de Preparo

Coloque a gelatina numa tigela e hidrate com 3 colheres de sopa de água. Leve ao fogo, em banho-maria, por 5 minutos, ou até amolecer. Bata no liquidificador a gelatina, o iogurte, o suco de limão e o adoçante e bata por 2 minutos, ou até ficar homogêneo. Distribua em taças individuais e leve para gelar por 2 horas ou até endurecer. No momento de servir, decore com raspas de limão. “Essa é uma receita simples, rápida, saborosa e com muito baixo valor calórico. Ideal para momentos onde não conseguimos controlar a vontade de comer doce, e o melhor, sem culpa!”, explica a nutricionista Amanda Epifânio.

Conte as calorias

Com iogurte:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias

Com creme de leite:
Porção: 150g
Valor calórico: 80 calorias

Cardápio do Dia a dia

Além de ficar uma delícia na vitamina e com cereais, o iogurte pode ser colocado também em receitas simples e saborosas como sanduíches e sucos. “A dica é abusar das frutas da estação e de acompanhamentos leves, como cereais e mel”, recomenda Amanda.

Dica da chef: Suco de goiaba com iogurte

Ingredientes
2 goiabas médias vermelhas, em pedaços
4 colheres de sopa de açúcar
2 copos de iogurte natural desnatado

Modo de preparo

1)Bata todos os ingredientes no liquidificador e sirva em seguida
2)Decore os copos com uma rodela da fruta Dica da nutricionista Amanda Epifânio “Prefira sucos feitos com a própria fruta. Polpas em conserva e saches têm conservantes que não são nutritivos e são pouco saborosos”, diz ela.

Conte as calorias:

Com iogurte:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 200 calorias

Com água:
Porção: 250 ml
Valor calórico: 70 calorias

 
Sanduíche

Dica da chef: sanduíche de frango com iogurte e mel

Ingredientes: 4 filés de frango em fatias finas. Dourar na frigideira com azeite, 1 copo de iogurte natural, 1 fio de me, 1 fio de azeite, 1 dente de alho cortado pequeno, 1 folha de louro seca picada pequena, 1 pitada de canela, 1 pitada de sal, 1 pitada de pimenta do reino

Modo de preparo

Coloque as tiras de frango de molho numa mistura feita com o iogurte, mel, pimenta, canela, alho e louro. Guardar bem tampado na geladeira por 12 horas. Descasque e corte 2 abobrinhas e 2 cenouras médias em fatias bem finas e separe em um recipiente folhas limpas e bem secas de alface (crespa ou roxa), temperadas levemente com azeite e sal. Abra quaro pães sírios grandes cortando apenas pela metade e recheie na seguinte ordem: alface temperada, cenouras e abobrinhas, além de frango com molho. “Embora seja um lanche, esta receita serve quatro pessoas e deve ser ingerida sem muitos acompanhantes para não exagerar na dose e ganhar peso”, diz Amanda.

(Fonte: minhavida.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>